domingo, 23 de dezembro de 2012

Video ou Filme: A revolução dos videos de skate

Hey Oh Fellas! Guerreiros e Guerreiras do asfalto!
Quase 6 meses após o último post, estou de volta à ativa.
Durante esses 6 meses muita coisa aconteceu no Mundo do Skate, entre elas as mais importantes foram a entrada do Luan Oliveira na NikeSB, e aproveitando esse gancho, uma tour da própria NikeSB no Brasil, e infelizmente a trágica morte do grande Laurence Reali, entre tantas outras coisas. Mas o que mais me chamou à atenção durante esse tempo em que não escrevia nada no blog, mas sempre estive envolvido no Mundo, foram os videos de skate. Ou devo chamá-los de filmes?


DGK Parental Advisory e Pretty Sweet
Vamos começar pela cultura, pelo mundo do skate. Desde sempre qualquer ação, qualquer junção de sequências, qualquer lançamento das marcas com seus respectivos atletas são chamados de videos de skate, e não erroneamente pois eram apenas sequências dos skatistas da marca em várias Sessions com suas manobras mais pesadas, e como apresentação tínhamos apenas uma pequena animação para mostrar o nome do skatista ou simplesmente o nome antes de entrar a sequência do mesmo, e normalmente não passavam dos 30 minutos. Mas isso tem mudado.
Hoje em dia os videos de skate não são apenas simples videos das marcas com seus atletas. Eles se valorizaram, valorizaram a imagem, houve ai uma evolução, e não seria muito chamar de revolução. Hoje em dia nos temos FILMES de skate.

Acho que toda essa revolução teve um ano certeiro: 2007. E vamos aos fatos.
Em 2007 tivemos o lançamento de um video em que a marca e os atletas tentam montar um filme; Nothing But The Truth da NikeSB satiriza a imagem do video de skate e tenta trazer um novo conceito onde cada atleta terá o direito de ter um história antes de sua sequência no filme. Todo o video é altamente engraçado e bem montado, e tem em volta de 1h20m de filme. Logo, isso já fugiu dos padrões de video.
No mesmo ano temos o que podemos chamar de o melhor "video" de skate, até agora: Fully Flared.
O skatista que ainda não assistiu esse video, por favor, feche esse blog e vai jogar futebol pois você não é skatista. Agora, aos que assistiram sabem que aqueles 5 minutos de introdução do video já valeu pelo filme todo. Cada ângulo que foi usado para filmar, cada efeito, cada explosão, cada técnica, e fechando com aquele lindíssimo S/S Flip do Mike Mo Capaldi sobre as escadas e ela explodindo ao final. Isso não é mais técnica de um simples video, e sim de um filme.
O filme tem 1h30m de duração, introduções magnificas e soundtrack estonteante. Isso apenas rendeu a Lakai o prêmio de melhor video de skate do ano na Transworld Skateboarding Awards. Sem mencionar que o "video" teve diretor de filmagem, diretor de fotografia, editor e compositor. Filme.

Dê lá pra cá muito foi feito, videos/filmes foram feitos. Alguns podem receber a alcunha de filme, outros devem ser apenas videos. Mas esse ano, 2 deles voltaram a chamar minha atenção: DGK Parental Advisory e Pretty Sweet da Chocolate com a Girl.

Pretty Sweet tem 1h20m de filme e usa de TODAS AS TÉCNICAS da linguagem audiovisual. Filmagem em contra-plongée, com câmera, plano geral e outras linguagens técnicas. Efeitos visual deslumbrantes, mais de uma câmera para captação e muito mais coisas. Digno de um filme de cinema. Pretty Sweet não deixa apenas o skatista tonto pelo alto nível do skate dos skatistas, mas também pela sua pela filmagem.



Já Parental Advisory é MAGNIFICO quando me refiro à filmagem. O filme já tem um introdução digna de filme grande ou de uma ótima série. Além disso, o filme segue um história linear para fazer a apresentação de cada skatista antes de entrar suas sequências. Filmado com câmeras profissionais de cinema, com takes. Uma trilha sonora mágica, usando delas tanto para background quanto tema. O filme tem 1h de duração, mas o tempo é o de menos.



Assistindo aos dois, comecei a compará-los com os videos antigos e me dei conta que não vejo mais apenas simples videos de skate, agora eu estou assistindo ótimos e verdadeiros filmes de skate. Os antigos não tinham tanto cuidado com as imagens, não tinham tanta preocupação de passar um boa estética. Hoje os filmes tem créditos iniciais, finais, diretor, redator, diretor de fotografia, editor e tudo que um filme merece. A revolução aconteceu, e o mercado agora é outro.

E vocês, se já assistiram, o que acharam?

C'Ya Bros! /V

Um comentário:

  1. os dois são do caralho, vendo na loja onde trabalho e assisto o dia inteiro, mais é claro, sem deixar de lado os clássicos.

    ResponderExcluir