terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

[Opinião/Debate] O Skate empresarial

Hey Oh Fellas! Guerreiros e Guerreiras do asfalto!
Hoje a cena do skate nacional está tomando novas dimensões, novas proporções, novos reconhecimentos, novos caminhos e muito mais.
A grande evolução está sendo skatistas se tornando empresários. Donos de uma marca nova de skate, de uma skateshop, de algo ligado ao skate. E nada melhor que isso para cena do skate. Uma coisa sendo feito de um skatista para outros skatistas.







O cenário do skate nacional está ficando mais "encorpado" com skatistas trabalhando ativamente nos negócios, tanto como donos de skateshops ou como dono de marcas, as coisas agora estão sendo feitas pelas mãos de quem realmente sabe como aquilo é. Quais são as necessidades, os problemas, o que precisa e o que não precisa.
Mas qual é a real importância disso tudo no mundo do skate?

"O futuro do mercado de skate no Brasil vai depender dos caras que realmente andam e entendem de skate. Não esses empresários que trazem as marcas gringas para cá e enfraquecem, e muito, as marcas nacionais. E além de tudo deixa o nosso mercado vulnerável.", segundo o grande skatista profissional Geninho Amaral, responsável pela Grab Skate.


"Acho importante que os skatistas comecem à tomar a frente nos negócio que envolvem nosso esporte. Não necessáriamente fazer marcas, abrirem empresas, mas no geral, trabalhar e ajudar outras empresas que tenham interesses em INVESTIR no skate, a se tornarem uma empresa conceituada no nosso meio, apostando e investindo em skatistas, revista, eventos etc" diz Cezar Gordo, outro grande nome do nosso skate e dono da Matriz Skateshop. "O skatista pode com certeza dar essa orientação à todos.", conclui Gordo.

O mais novo empresário no mercado, o também aclamado profissional, Rafael Russo, criador da Liga Trucks também deu sua opinião: "É  muito importante o mercado de skate ir para a mão dos skatistas, e isso esta acontecendo aos poucos. Só o skatista sabe o que é bom para ele, pois é quem vive tudo isso. Muitos empresarios ficam ricos com o skate, e não revertem nada para o crescimento do skate, querem apenas botar o dinheiro no bolso e azar é do skatista. Muitos nem gostam do skatista essa é a verdade. Falta o consumidor, que é skatista, comprar de marcas e lojas que investem no skate, que fazem eventos, tenham uma equipe e pague salários decentes. Não é so anunciar em uma revista e falar que é marca de skate, a grande chave de tudo é isso é o skatista, comprar de skatista, e as skateshops são peças fundamentais neste processo.". E Russo ainda deixa uma dica: "Um conselho que dou é que o skatista estude tenha conhecimento de outras áreas de um negócio. Isso é o que falta para o mercado vir completamente para nossas mãos." conclui Russo.

É claro que o mercado do skate só irá melhorar quando estivermos com ele sobre o nosso comando, sabendo que nós que fazemos por ele, que lutamos por ele, que vivemos por ele. Não oportunistas que só enxergam como mais uma "Grande oportunidade" e nem liga para a real função, que é o crescimento do skate.
No final das contas os prejudicas sempre serão nós.

E vocês, o que acham sobre isso?

C'Ya Bros! /V

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